O Ritmo da Chuva

DSCN2514 - COPIAR.JPGUma dificuldade que não desejo que aluno algum vivencie é a imprecisão rítmica (como se pode perceber, jogos rítmicos são bastante numerosos aqui no blog).

Uma coisa que aprendi logo no início da docência (que parece banal, mas sinto que talvez seja importante chamar atenção para isso) é que o ritmo só pode acontecer em cima de um pulso estável. A estabilidade do pulso, por sua vez, só pode ser desenvolvida com o apoio de referências. A referência sendo humana, a tocar, falar, dançar e/ou bater palmas junto com a execução de trechos ritmos, contribui enormemente para o desenvolvimento do aluno iniciante (muito mais do que um metrônomo, é sério).

Isso é uma parte do desenvolvimento da precisão rítmica, a outra parte é saber olhar símbolos e compreender que aquela imagem representa um som longo ou um som curto. Para quem treinou isso por anos pode parecer muito simples agora, mas para iniciantes talvez as bolinhas pareçam todas iguais. Você pode mostrar matematicamente para o aluno, mas a relatividade dos valores pode ser muito confusa. Percebi que o que mais auxiliou os meus alunos neste sentido foi a associação da duração do som com o comprimento de palavras. Para os que já estão lendo as figuras rítmicas convencionais, no meu estúdio treinamos chamando a semínima de “pê”, (que por sinal é o apelido da professora, mas, segundo a aluna que a batizou desta maneira, pê é a primeira letra da palavra preta), a mínima de “branca” e a semibreve de “redondinha”. Você pode executar quase todas as brincadeiras cantando os ritmos por estes nomes, mas atente para o fato de que associação deve ser feita com o comprimento da palavra, ou o aluno pode acabar executando o ritmo “redondinha” tocando quatro semínimas (uma para cada sílaba) e achando que está correto.

Joy Morin, no blog Color In My Piano, sugere brincar utilizando as palavras “rainbow” (arco-íris) e “drip” (o som dos pingos) associados às suas respectivas imagens (de tamanho proporcional) para trabalhar a sensação da subdivisão com iniciantes (confira clicando aqui). O arco-íris é incrível, pois os alunos podem realizar um gesto em arco com a mão no ar enquanto falam, associando então a duração do som ao gesto corporal contínuo, não com cada sílaba. Os pingos, por sua vez, podem ser realizados com o estalo de dedos, que provoca um som parecido.

Aproveite que a tradução de “rainbow”, “arco-íris”, possui quatro sílabas, o que, ao se acrescentar uma palavra de duas sílabas (eu escolhi “nuvem”, mas poderia ser “chuva” também) ao jogo intermediário ao som dos pingos (“drip” ou “ping”), amplia as possibilidades de subdivisão do tempo, e divirta-se com seus estudantes.

Você pode fazer o download das imagens para cortar seus cartões abaixo ou visitando a página Para impressão.

Ritmo da Chuva.pdf

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