Percepção musical com placas

DSCN2557.JPG

Esta atividade emergiu da preocupação em avaliar a capacidade de diferenciar auditivamente duas diferentes métricas (de três ou quatro tempos) de uma turma de alunos. Pensei que apenas questioná-los dialogando sobre o que houve não permitiria avaliar os alunos individualmente, pois a resposta de um poderia influenciar o outro, e mais, um poderia reproduzir a resposta da maioria sem parar para avaliar aquilo que houve. Fazer um trabalho escrito poderia resolver a questão, mas não seria tão divertido.

Resolvi então fazer uma adaptação da brincadeira “Listen & Sing” do blog Color In My Piano (a qual você pode ver clicando aqui).

Objetivos:

Desenvolver a capacidade de distinguir elementos musicais tais como métrica, modo, dinâmica…

Conteúdos:

Percepção auditiva.

Número de jogadores:

2 ou mais.

Recursos necessários:

Placas que indiquem em cada um de seus lados elementos opostos os quais os alunos devam identificar. Você pode confeccionar suas próprias placas ou baixar alguns exemplos abaixo (também disponíveis na página Para impressão);

Uma playlist no YouTube com músicas ou trechos musicais “na manga” do professor (para tocar) onde os elementos trabalhados apareçam com realce.

Dica: Você pode conferir a playlist que eu preparei para trabalhar métrica no meu canal do YouTube clicando aqui.

Descrição prática:

Organize os alunos lado a lado, distribua as placas e inicie a execução da primeira peça. Toque para que os estudantes possam ouvir e indicar suas respostas. Somente pare de tocar quanto todos estiverem mostrando a resposta correta.

Placas.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s