IV Encontro sobre Pedagogia do Piano (EPP) 2017 (1)

IV EPP.png

Durante os dias 23 e 24 de novembro eu estivesse assistindo uma série de palestras no IV Encontro sobre Pedagogia do Piano que ocorreu na Universidade de Santa Maria – RS. Vou compartilhar com vocês alguns pontos que anotei sobre cada palestra, divididos em quatro postagens no blog, uma para cada turno dos dois dias.

 

Dia 23/11 – Quinta-feira

 

8h30 às 9h20 – Desenvolvendo uma Performance Artística desde as primeiras aulas de piano

Palestra: Profa. Cláudia Deltregia

A professora discorreu sobre a dificuldade dos alunos iniciantes de tocarem indo além das notas e dos ritmos e, desta forma, atingir uma performance artística. Define performance artística como uma performance recheada de expressividade e carregada da personalidade pessoal do artista. Coloca que a performance possui aspectos objetivos (codificados, como a notação da música, por exemplo) subjetivos que podem ser ensinados de maneira objetiva, e subjetivos (conhecimento tácito) que deve ser abordado com um vocabulário adaptado para cada aluno, o que implica conhecer o universo do aluno. Afirma que a clareza da obra (aspecto objetivo) possibilita ao intérprete confiar na inspiração do momento para se expressar (aspecto subjetivo). O ensino do instrumento deve, portanto, equilibrar o ensino objetivo e o coaching subjetivo que guia a construção da imagem artística dos alunos desde as primeiras aulas e primeiras peças.

 

9h30 às 10h20 – João Domingos Bomtempo e o primeiro método para piano escrito em português: possibilidades de aplicação na atualidade.

Palestrante: Germano Mayer

Germano Mayer apresentou o método de piano de João Domingos Bomtempo (1775 – 1842) o qual descobriu na biblioteca na universidade de Iowa, onde fora cursar seu doutorado. Detalhou o conteúdo do método e enfatizou a utilização e performance do repertório do método como meio valorização da tradição cultural ibérica ainda pouco explorada.

 

10h30 às 12h – Uma aula mais ressonante: usando o Método Dalcroze com estudantes de piano intermediários e avançados.

Palestrante: Hana Song

Hana Song apresentou-nos o significado da eurritmia no método Dalcroze com a utilização de vídeos de aulas onde o trabalho com eurritmia estava sendo desenvolvido. Trabalhou conosco gestuais de regência junto a gestos espontâneos e não convencionais para sentirmos frases anacrúsicas e téticas, e diferentes fórmulas de compasso. Enfatizou a compreensão e a vivência corporal da métrica como elemento facilitador da execução do repertório pianístico.

 

Clique aqui para acessar ao texto 2 sobre o EPP 2017.

Clique aqui para acessar o texto 3 sobre o EPP 2017.

Clique aqui para acessar o texto 4 sobre o EPP 2017.

Anúncios

Um comentário em “IV Encontro sobre Pedagogia do Piano (EPP) 2017 (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s